Seguidores

terça-feira, 19 de abril de 2022

AS FUNÇÕES DA LINGUAGEM

AS FUNÇÕES DA LINGUAGEM


Segundo Jakobson, de acordo com sua finalidade, o texto estaria orientando para um dos fatores em seu modelo, resultando em seis diferentes funções da linguagem. Em geral, os textos apresentam mais de uma função da linguagem, organizadas hierarquicamente. Veja como elas se vinculam aos seis fatores que compõem o esquema de comunicação elaborado por Jakobson:








Como você viu no esquema, a função de linguagem centrada no emissor é chamada de função emotiva ou expressiva. A função emotiva põe o foco nas emoções e nas opiniões, em construções geralmente caracterizada pela presença de pronomes referentes à primeira pessoa, pontuações expressivas, interjeições, advérbios e adjetivos que expressam avaliações, entre outras marcas de subjetividade. O domínio discursivo publicitário, em que se enquadram os cartazes que têm como principal objetivo influenciar o interlocutor para que adote certo comportamento, ou adquira um produto ou serviço, nesse tipo de texto, o ato comunicativo está orientado para o receptor, aquele com quem se fala, Portanto, predomina a função conativa ou apelativa A função referencial está orientada para o referente, uma vez que, no ato comunicativo, se utiliza as informações objetivamente, chamando atenção para aquilo que se fala.

Há, ainda, mais três funções da linguagem. 

Nas comunicações centradas no canal, predomina a função fática, cujo objetivo e testar esse canal, focando a sintonia entre os interlocutores, e não a produção de sentidos. Já nos textos que se voltam para o próprio código, apresentando o significado de palavras e expressões, predomina a função metalinguística e naqueles que revelam a preocupação do produtor do texto em selecionar e combinar palavras de modo peculiar, especial, chamando a atenção para a maneira como foi elaborada a mensagem, a função poética.     



Gostou desse conteúdo? Qualquer dúvida deixa aqui embaixo nos comentários.

Compartilha com seus amigos. E não esquece de citar o nosso blog como fonte de pesquisa. 

Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui suas dúvidas